Conheça melhor a gripe A (H1N1)

Conheça as características, sintomas, formas de contágio e o que é possível fazer para prevenir e tratar a doença.



O número de casos da gripe A (H1N1) tornou a doença uma pandemia, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira abaixo as perguntas e respostas mais freqüentes sobre a doença:

O que é a gripe A?

A gripe A é uma doença respiratória que pode ser transmitida a humanos, provocado por um subtipo do vírus Influenza – o H1N1.

É um vírus altamente contagioso, cuja incidência é aumentada no outono e inverno. O vírus penetra no aparelho respiratório, multiplicando-se. Ele pode cair também na corrente sanguínea, se espalhando por outros órgãos.

Quais são os sintomas?

São semelhantes aos da gripe convencional. São, porém, mais intensos:

* Febre acima de 39 graus
* Tosse
* Dores de cabeça, nos músculos e nas articulações
* Cansaço
* Náuseas
* Vômitos
* Em alguns casos, diarréias

O que devo fazer se suspeitar que tenho a gripe H1N1?

Em primeiro lugar, ligue para o Disque Saúde – 0800 61 1997. O número foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que presta informações sobre a transmissão, tratamento e quando procurar atendimento.

Se você morar no Estado do Rio de Janeiro, também pode ligar para o Disque Gripe Suína – 0800 28 10100. O número atende das 6h às 23h30 e deve ser acionado antes de se procurar a rede pública de saúde.

Como o vírus é transmitido?

O contágio ocorre pelo ar ou contato com pessoas infectadas, por meio de secreções do aparelho respiratório (que podem ser transmitidas através de espirros ou tosse, por exemplo).

Como posso prevenir a gripe A?

Atualmente, a única forma de prevenção é evitar contato com as pessoas que apresentem sintomas da gripe. Quem puder adiar viagens, deve fazê-lo. Mantenha hábitos saudáveis de higiene, alimentação e físicos.

Quem já está infectado deve cobrir sua boca e nariz quando tossir ou espirrar, ficar em casa quando não se sentir bem, lavar as mãos regularmente e manter a maior distância possível de pessoas saudáveis.

Para o controle, devem ser usadas medidas gerais de defesa sanitária animal.

Existe vacina para a gripe A?

Ainda não, embora já haja estudos avançados para a produção dessa vacina. É importante notar que as vacinas tomadas contra a gripe convencional (como as que estão sendo oferecidas pelo Ministério da Saúde para pessoas maiores de 65 anos) não têm efeito contra esse subtipo.

Como tratar a gripe A?

O Oseltamivir tem sido o mais utilizado pelos médicos. O tratamento está disponível no SUS e deve ser iniciado até 48 horas após o início dos sintomas.

Mas nenhum medicamento deve ser tomado sem a indicação de um médico. Não compre remédios para prevenir a doença. A auto-medicação pode causar resistência ao tratamento, mascarar sintomas e retardar o diagnóstico.

Qual o atual panorama da doença no Brasil?

No Brasil, já foram confirmados cerca de três mil casos da doença, com quase 370 mortes (principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).

Fonte: http://www.proteste.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário