A Nasa em casa

Por dentro de 15 invenções da NASA que utilizamos no nosso dia-a-dia

Embora a maioria das pessoas nunca tenha pisado na lua,

todas provavelmente estão em contato com alguma tecnologia da Nasa que se transformou em produto de uso diário. Em parceria com várias equipes de pesquisa e companhias, a Nasa continua a gerar uma vasta gama de novas tecnologias e produtos que melhoram o nosso cotidiano. A Nasa registrou mais de 6.300 patentes com o governo americano. São elas:

1º Aparelhos ortodônticos invisíveis:

Feito de alumina policristalina translúcida (TPA), material desenvolvido pela Nasa para proteger a antena infravermelha de mísseis de rastreamento térmico.

2º Lentes resistentes a arranhões:

As lentes resistentes a arranhões surgiram de tecnologia desenvolvida para proteger equipamentos espaciais e capacetes de astronautas.

3º Espuma inteligente:

A espuma Tempur, que tem memória de forma, foi desenvolvida para revestir os bancos das naves espaciais e hoje está presente em colchões, travesseiros e bancos de carro e de moto.

4º Termômetro de ouvido:

Diatek(Empresa que desenvolveu o 1º termômetro infravermelho) tirou vantagem dos avanços anteriores da Nasa na medição da temperatura de estrelas com a tecnologia de infravermelho. Junto com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), a empresa inventou um sensor infravermelho que serve como termômetro. Os termômetros auriculares tomam nossa temperatura medindo a quantidade de energia que o tímpano desprende dentro do canal do ouvido.

5º Palmilha de tênis:

A roupa espacial projetada para as missões Apollo incluía botas especialmente feitas para proporcionar um salto nos passos dos astronautas ao mesmo tempo em que forneciam ventilação. As empresas de calçados esportivos adotaram esse tecnologia para construir tênis melhores, que absorvem o impacto nos pés e pernas.

Um exemplo é a empresa Kangaroos USA, que em meados dos anos 80 aplicou os princípios e os materiais das botas lunares em uma nova linha de tênis esportivos. Com a ajuda da Nasa, a Kangaroos patenteou o tecido de espuma de poliuretano tridimensional Dynacoil, que distribui o impacto no seu pé quando você caminha ou corre. Ao enrolar as fibras dentro do tecido, a Kangaroos absorve a energia de seus pés atingindo o solo, devolvendo-a para seu pé.

6º Telecomunicação de longa distância:

A capacidade de transportar conversas de longa distância não aconteceu da noite para o dia. Ela não está conectada a uma invenção específica da Nasa - a melhoria das telecomunicações levou décadas para acontecer.

Antes de os homens serem enviados ao espaço, a Nasa construiu satélites que poderiam dizer às pessoas em terra como era o espaço sideral. Usando tecnologia de satélite similar, cerca de 200 satélites de comunicação orbitam o globo todos os dias. Esses satélites enviam a recebem mensagens que permitem que chamemos nossos amigos nos EUA quando nós estamos em São Paulo. A Nasa monitora a localização e a "saúde" desses satélites para garantir que continuemos a falar com as pessoas ao redor do mundo ou no bairro vizinho

7º Detector de fumaça ajustável:

Os astronautas precisariam saber se um incêndio havia começado ou se gases venenosos estavam sendo liberados dentro do veículo, então a Nasa e a empresa Honeywell desenvolveram o detector de fumaça para a primeira estação espacial americana, a Skylab.

8º Ranhuras de segurança(grooving):

A primeira vez que a Nasa experimentou o grooving foi nos anos 60. O Centro de Pesquisas Langely queria melhorar a segurança da decolagem das espaçonaves em pistas molhadas. Quando perceberam como a coisa funcionava bem, os engenheiros de transporte começaram a aplicar as mesmas técnicas às rodovias. de acordo com a Nasa, o grooving reduziu em mais de 85% os acidentes em rodovias. Os carros deslizam quando a água entre os pneus e a estrada os separa.O grooving também oferece segurança nas pistas dos aeroportos ao aumentar a fricção entre o concreto e as rodas dos aviões

9º Ferramentas sem fio:

Em meados dos anos 60, para preparar as missões à lua Apollo, a Nasa precisou de uma ferramenta que astronautas pudessem usar para obter amostras de rochas e solo. A furadeira tinha de ser levíssima, compacta e poderosa o suficiente para cavar fundo na superfície lunar. Já que ligar um cabo a uma furadeira no espaço sideral seria uma façanha difícil, a Nasa e a Black & Decker inventaram uma furadeira de motor magnético movida à bateria.

Depois do projeto com a Nasa, a Black & Decker aplicou os mesmos princípios para fazer outras ferramentas leves movidas à bateria para o uso diário dos consumidores.

10º Filtros de água:

Os astronautas precisavam de uma maneira de limpar a água que eles levavam para o espaço, já que bactérias e doenças seria altamente problemáticas.

Se você observar a água filtrada, poderá detectar pequenos blocos de carvão vegetal dentro dela. Às vezes, quando você usa um filtro de água pela primeira vez, você até percebe pequenos flocos desses blocos. Esse carvão é especialmente ativado e contém íons de prata que neutralizam patógenos na água. Além de matar as bactérias na água, os filtros previnem o crescimento de mais bactérias. As empresas emprestaram essa tecnologia espacial para nos trazer os sistemas de água filtrada.

11º Roupa de bombeiro:

Os trajes usados pelos bombeiros para combater incêndios são feitos de um tecido resistente ao fogo desenvolvido para uso em roupas espaciais.

12º Antena de TV por satélite:

Da necessidade da Nasa de corrigir os erros nos sinais que vinham das naves espaciais, surgiram os pratos de TV via satélite. Essa tecnologia é utilizada para reduzir o ruído (imagem ou som deficiente) nos sinais de TV que vem dos satélites.

13º Geração de imagens médicas:

A Nasa desenvolveu meios de processar os sinais que vinham das naves espaciais para produzir imagens mais claras. Essa tecnologia também permite produzir imagens fotográficas de nossos órgãos, como as vistas em uma ressonância magnética ou em uma tomografia computadorizada.

14º Ferramentas para projetos de automóveis:

Um software desenvolvido pela Nasa para analisar o projetos de uma nave espacial ou de um avião e para prever como as peças funcionarão sob determinadas condições está sendo empregado pela indústria automobilística nos projetos de seus automóveis. Esse tipo de software faz com que os fabricantes de veículos economizem muito dinheiro ao permitir que eles vejam se um carro vai funcionar bem antes mesmo de sair da prancheta.

15º Controles de joystick:

Os joysticks são usados para muita coisa hoje em dia, inclusive jogos de computadores e veículos para pessoas com deficiência. Eles evoluíram de uma pesquisa para desenvolver um controle para o veículo lunar Apollo.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br

Um comentário: